sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Do Alentejo e as suas ervas mágicas # 2 Mentha Pulegium a.k.a. Poejo

 Se havia coisa que eu mais detestava em criança (bom, e hoje também não é coisa que me deixe muito feliz, vá) era estar doente... Aquela sensação de ter os ossos a arder dentro da pele, os olhos a ferver, as orelhas a deitar vapor em todas as direcções, arrepios espalhados alarvemente pelo corpo todo... you get the picture, right?
 Pelas raízes alentejanas que assumidamente  já aqui referi, lá em casa (dos meus pais e avós) havia sempre um remédio santo para estes estados gripais (ou qualquer outro que se lhes assemelhasse): CHÁ DE POEJO!

E no fundo, o que eu detestava era não só estar doente, mas depois o que me curava... É que a mezinha infalível, para mim, era tortura certa... Cada vez que a frase "chá de poejo" soava lá em casa era sinal que o ordálio viria certamente... era só uma questão de tempo...

Porquê ordálio? Pois, gente do meu coração, vejam lá se vos apetecia passar por isto:

Passo 1 - Ir imediatamente para a cama;
Passo 2 - Beber uma litrada de chá de poejo a ferver (literalmente, a ferver), carregado de mel;
Passo 3 - Taparem-se até às orelhas;
Passo 4 - Passar a noite TODA a transpirar, como se estivessem na sauna;
Passo 5 - Acordar de manhã, tomar um g'anda banho e mudar os lençóis da cama (não há como evitar);

Custava, mas não havia melhor remédio!

Hoje em dia, o poejo é o meu melhor amigo! Adoro o cheiro, tenho-o plantado em casa, procuro-o e recolho-o sempre que posso, em suma, é a minha erva "mais" favorita!
Apesar de desconhecida, é uma erva com um potencial imenso.

Sabia que é o único chá que se deve dar a bebés em estados gripais? E que o seu nome científico "mentha pulegium" advém do facto de ser uma erva que afastava as pulgas? Que é uma erva regida por Vénus? É usada desde tempos imemoriais para afastar as más energias? Que é usada plas "bruxas"?

Esta poderosíssima erva, também conhecida por hortelã dos pulmões, menta selvagem ou erva de S. Lourenço é um excelente antiespasmódico, expectorante e digestivo.
Além disso, tem poderes altamente cicatrizantes e antisépticos!

Hoje, aos primeiros arrepios, vou imediatamente ao armário da "feiticeira" e ponho em uso o poejo mágico. E passo a vida a beber chá das suas folhas, tempero as míticas açordas alentejanas com ele... Escusado será dizer que o stock tem de ser renovado quase mensalmente.

Esta é uma das ervas que menos se conhece e que menos valorizada é, apesar das maravilhas e dos poderes dos seus variados usos!

Por mim, cria-se já aqui a B.D.V.P. brigada de defesa e valorização do pejo, olé!

É caso para dizer:  Do you like poejo? Poejo? What's not to like? ;)

Em dia de Vénus, à segunda hora de Marte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Portugal