segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Carta da semana - o Mundo!! Bora lá dançar?

Por razões puramente logísticas a carta da semana saiu hoje e não ontem. O Universo tem a sua própria lógica, assim gosto eu de pensar, e, portanto, sem medos, cá vai, não num dia de Sol, mas num dia de Lua.
Se na semana passada aprendemos a Alquimizar o que são as "boas" e as "menos boas" emoções (sim, porque desengane-se quem pensa que isto da Temperança são só batatinhas doces!), esta semana encerramos um ciclo (claramente - nem que fosse só pelo fim das férias).
Esta dança representada pelo Arcano XXI é como que a coroação do nosso herói.

Ele domina (pela posse das suas duas varas, Mago - I e Sacerdotiza - II) o material e o imaterial, cumpre-se a si mesmo, e dança (numa dança quase aparente) celebrando a harmonia de todos os elementos.
Pensamos bem quando chegamos à conclusão de que tudo no universo se move, a Terra à volta do Sol, o Sol dentro da galáxia, as galáxias em
grupos, seguindo as suas órbitas...
 Não existe um "centro", um lugar onde possamos dizer, "aqui tudo começou, aqui tudo pára" (quase como no simbolismo do mantra "Om").

No entanto, o centro existe, quanto mais não seja, no nosso centro, pois, numa dança, o dançarino não se move em torno de um ponto arbitrário no espaço; pelo contrário, a dança encerra seu próprio sentido de unidade focalizado em volta de um centro constantemente em movimento, constantemente sereno. Nada e tudo ao mesmo tempo.

A coroa oval sugere o número 0, como todo o seu simbolismo. Sugere também o ovo cósmico, o arquétipo da emergência; todas as coisas existem em potencial e todos os potenciais são realizados. O eu está em toda a parte, em todas as coisas -  Tat tvam asi  como já antes tinhamos dito.
Relembremos ainda o senhor Shiva, o Senhor da Dança Cósmica. Ele também dança com os
braços estendidos, com um pé para baixo e o outro levantado, a cabeça equilibrada e a expressão
calma. O pé direito de ambas as figuras está "plantado" no mundo físico, ao passo que a perna
esquerda levantada simboliza a libertação da alma. No momento em que nos tornamos mais
unidos à vida, percebemos a nossa liberdade. O rosto não está nem triste nem alegre, mas
tranquilo, livre no seu vazio. Os braços estão abertos a todas as experiências.

Vamos então ver o que é que o Universo nos reserva para esta semana!!

Num dia de Lua, à primeira hora de Marte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Portugal