quarta-feira, 16 de maio de 2012

A história de um ney

Provavelmente é um dos instrumentos de sopro mais antigos que existem. Dizem que é tocado há cerca de 4.500 anos e que provém da região oriental do nosso planeta, algures das zonas que hoje conhecemos como o actual Egipto, Irão e Turquia.


Sei que o seu som, a mim, me transporta para as mais mornas areias do deserto, local eterno de paz e reencontro, para o tempo dos tapetes voadores, das lanternas mágicas e dos dervixes rodopiantes... Sei que o seu som, a mim, me faz chorar.


Ouvi (ou disseram-me) que o iniciado que toca ney quando consegue extrair som desse instrumento mágico é sinal que está alinhado com o seu Eu superior, com Atma, com Deus...
No fundo, quando se consegue tocar um ney, tal é sinal de que a nossa alma se encontra em alinhamento com o Universo.


Eu sempre tive uma paixão por neys, pelo deserto e pela Turquia. E ultimamente andava com uma vontade enorme de comprar uma flauta de madeira para tocar...
Curiosamente, o Universo ter-me-á achado merecedora de receber um ney Turco e ofertou-mo pelas mãos de uma querida amiga...


E agora percebo porque se diz que tocar um ney é sinal de alinhamento com o Universo... É um instrumento muito pouco fácil de tocar...

Mas estou profundamente Grata pelo ney, pela Amizade, pelo desconhecido italiano que foi para a Turquia viver e aprender a fabricar Neys e ao Universo que me continua a ensinar que tudo é possível!

Num dia de Mercúrio à 2ª hora de Marte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Portugal